Inter reconheceu o Grêmio como campeão do mundo e entregou faixas
No dia 26 de janeiro de 1984, a rivalidade entre Grêmio e Internacional tomou um rumo inesperado, promovendo um encontro inesperado. O Imortal, recém campeão do mundo em 1983, acumulando importante destaque no esporte, decidiu promover um amistoso contra o seu maior rival, que na época era o atual campeão gaúcho, para que pudessem realizar a troca de faixas de campeão.
Naquele momento, mesmo em diferentes realidades, a rivalidade não era deixada de lado, e o então zagueiro do Inter, Mauro Galvão, garantiu que o Grêmio podia conquistar o mundo, mas quem mandava no estado era o Internacional. Por conta disso, o então atacante Renato Portaluppi decidiu desafiar os adversários em um confronto, que foi realizado no Estádio Olímpico.
Antes de iniciarem o confronto, as duas equipes trocaram as faixas de campeão (gaúcho e mundial), algo que chamava a atenção no esporte nacional, gerando comparações. Dentro dos gramados, Renato, autor dos dois gols do Grêmio na decisão do Mundial contra o Hamburgo, não deixou a desejar, sendo novamente surpresa aos torcedores, sendo o destaque da vitória tricolor por 4 a 2.
Grêmio contava com time história na conquista do Mundial
Nomes que marcaram a história do Grêmio, como Mazaropi; Paulo Roberto, Hugo de León, Baidek e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo, Mário Sérgio e Paulo Cesár Caju; Renato Portaluppi e Tarciso. formavam o time que entrou em campo no Estádio Olímpico de Tóquio, em 1983. Assim, o clube gaúcho ficou com a taça, que ainda é lembrada de maneira saudosa.
Mesmo se tratando de um grande confronto contra os alemães do Hamburgo, o Grêmio conseguiu sair na frente com um gol de Renato, ainda no primeiro tempo. Contudo, mesmo caminhando para ficar com a taça, o clube gaúcho sofreu o empate no final do segundo tempo, levando o encontro para a prorrogação.